Pular para o conteúdo principal

Goiandira - Odemir coloca a cidade entre os sete municípios que possuem gestões efetivas

Karla Araújo - O Popular - 11/12/2018


Sete municípios goianos tiveram suas gestões classificadas como efetivas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM) e receberam nota B no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Aparecida de Goiânia, Caiapônia, Goiandira, Goianésia, Luziânia, Morrinhos e Santo Antônio do Descoberto foram as cidades que mais se aproximaram, em 2018, do que constava em seus planos de governo em áreas como saúde, educação, gestão fiscal e meio ambiente, segundo o estudo feito pelo tribunal.
Entre os sete municípios com as melhores notas, cinco receberão certificado do TCM porque também estão com as contas de 2017 aprovadas. O questionário do IEGM é encaminhado aos prefeitos com questões relacionadas a diversas áreas de gestão.
As respostas são validadas por auditores em visitas aos municípios. A nota B, que foi o maior nível alcançado pelas cidades goianas, indica que estas gestões tiveram IEGM entre 60% e 74,9%.
No estudo, 93 municípios receberam nota C+, que classifica a gestão como “em fase de adequação”, registrando índice entre 50% e 59,9%. Outros 133 municípios receberam nota C, que aponta, segundo o TCM, baixo nível de adequação, com IEGM menor ou igual a 49,9%.
Ao todo, 233 gestores responderam ao questionário. Os outros 13 não encaminharam as respostas ou o fizeram de forma incompleta. De acordo com o conselheiro do tribunal e coordenador do IEGM, Valcenôr Braz, de modo geral, as notas que os municípios receberam mostram que os gestores ainda não compreenderam a importância de receber uma boa avaliação neste estudo.
“Estes dados são pesquisados por multinacionais, quando estão fazendo seus planejamentos e precisam saber quais cidades têm estrutura para receber uma indústria, por exemplo. É importante para o crescimento das cidades goianas”, destaca o conselheiro sobre a importância da ação.

Comentários