Atenção domiciliar garante atendimento à pacientes que não têm condições de ir até UBS
Programa conta com mais 300 cadastrados no município.

Atualmente existem 379 pacientes cadastrados na cidade. São pessoas acamadas, cadeirantes, com câncer, principalmente em fase terminal, que tiveram AVC, Alzeimer, traumatismo raqui medular, uso de oxigênio terapia domiciliar, entre outros casos.

Nesse sentido, uma equipe multidisciplinar com médico, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, técnica em enfermagem e assistente social, por exemplo, vai até a casa do paciente, realiza curativo (se for o caso), orienta o cuidador e depois de 60 ou 90 dias (dependendo da necessidade do paciente) retorna para ver e acompanhar a situação do paciente.
Vale lembrar que a equipe multiprofissional do programa de atenção domiciliar presta atendimento a apenas duas modalidades de pacientes classificados como AD 2: usuário que apresente problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde; necessite de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo, até a estabilização do quadro e AD 3: usuário semelhante aos da AD 2, mas que façam uso de equipamentos/procedimentos especiais; pacientes de maior complexidade, exigindo abordagem multiprofissional sistematizada e frequente.
A assistência na modalidade AD 1 (usuário que apresente problemas de saúde controlados/compensados; dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde; necessite de cuidados de menor complexidade, incluídos os de recuperação nutricional, de menor frequência, com menor necessidade de recursos de saúde) é de responsabilidade das equipes de atenção básica.
Curativos
É importante lembrar que além da equipe do PAD oferecer o serviço de curativo durante atendimento nas visitas às casas, as equipes em cada uma das Unidades Básicas de Saúde em Catalão também disponibilizam o serviço gratuitamente à toda população.
PAD Catalão
O PAD em Catalão funciona anexo à UBS do bairro São João. O cuidador que tiver interesse no programa e na prestação do serviço deve procurar pessoalmente a unidade e solicitar o formulário que deverá ser preenchido pelo médico que já acompanha o paciente. A partir daí a equipe dará toda orientação sobre o processo e como funciona o serviço. O telefone em caso de dúvidas ou para mais informações é o 3441-1840.
Comentários
Postar um comentário