Sebrae - Porque empreender é o melhor negócio

Circuito de Palestras - Catalão
Porque empreender é o melhor negócio
Equipe Sebrae
Equipe Sebrae
Inovar é criar o seu caminho ao invés de escolher um!

Deise Pasquarelli

Setembro - O Auditório da UFG – Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, recebeu os cerca de 350 participantes para o 16º Circuito de Palestras em Goiás, articulado por três especialistas em empreendedorismo e inovação: Facundo Guerra, Bruno Perin e Chris Taveira. Vale uma pesquisa na rede para conhecer mais.

            A troca de experiências e informações foram direto ao ponto: Inovação – com propósito e sem dinheiro. E, no resumo de cada vivência, a certeza de que é preciso um pouco de excesso, quer seja de vontade ou de ideias. Dinheiro fica para um segundo momento.
Para que seu sonho dê certo, há unanimidade do pensamento voltado à legitimidade do ato de empreender, e da construção de uma comunidade de interesse ao redor desse sonho, sabendo aplicar bem o seu tempo e suas energias.




Chris Taveira
Facundo Guerra

Chris Taveira, empreendedora nata e investidora em startups; Facundo Guerra, conhecido como o ‘rei da noite paulistana’, referência em economia criativa no Brasil e Bruno Perin, o jovem que revolucionou a vida de muitos através de seu agir empreendedor, 
Bruno Perin
um dos nomes mais influentes no segmento na América Latina – estes foram os anfitriões em nome do Sebrae Regional Sudeste. E os participantes não esquecerão destes nomes nunca mais.


           

Quando a motivação vem de dentro
Facundo Guerra
 Balançar a cabeça positivamente, como se cada um dissesse: puxa, é isso mesmo! A participação do público evidenciou que, naquele momento, não estavam em uma palestra motivacional. Não! Era algo diferenciado. Se sonho emitisse som...poderíamos escutar uma queima de fogos, como numa festa de ano novo.
            Nasceram tantas ideias, tantas perguntas e quantas respostas! Um celeiro de oportunidades que, a seu modo, cada participante deu conta de levar para casa a parte que lhe cabia.

Alexandre Henrique
           Alexandre Henrique Nunes Motta,38, microempreendedor no ramo imobiliário, e que tem um empreendimento há cinco anos em Catalão, é um deles. “Vim buscar conhecimento, algo inovador para aplicar em minha área de trabalho. Inovar, pra mim, é mudar. Eu, com ajuda do Sebrae, inovei, me organizei frente às deficiências da empresa, como fluxo de caixa, investimento em publicidade... Hoje, tenho certeza que será mais um momento desses. De mudar”, reforçou o empreendedor que acredita na mudança para crescer, desde que seja dinamizada pelo conhecimento do novo.
        

Canuele Adamiani
            Para Canuele Adamiani Tiago, 31, proprietária de uma biscoitaria, a noite foi de aprendizado. Engenheira Ambiental e de Minas, com mestrado em Inovação Tecnológica, a jovem, que também é professora universitária numa pós-graduação, chegou com expectativas de reconhecer novas oportunidades, tanto para o negócio que tem com a mãe, quanto para enriquecer a partilha de experiências com seus alunos.
            “Nosso negócio começou em 2016 com a ajuda do Sebrae. Minha mãe sempre foi empreendedora, mas as coisas nem sempre fluíram como desejado. Faltava um pouco dessa experiência que o Sebrae nos proporciona. Hoje, com nosso negócio, foi como reativar um sonho que agora deu certo”, enfatizou.
            E esse compartilhar de práticas, as dicas de negócios, o trazer as respostas para bem perto da realidade, tornam o Circuito num grande ‘divã’, onde todo mundo coloca na mesa as suas fraquezas, seus desejos, suas metas de vida. E perguntam: como você faria? E têm a resposta dos palestrantes – siga a sua demanda! Porque o mercado te propõe oportunidades, mas a demanda de cada um é essencial.
           
 
Coloque ‘para fora’ um modo de contar a ‘sua história’ – Isso é empreender

            Nesse mix que tratou de investimento, família, conquistas, sonho, a conversa chegou até a realidade de cada um. Não há idade para começar ou terminar a sua demanda. É preciso descobrir...
            E isso levou Pietra Matias Marra e Cruz Mesquita, 9, ao Circuito de Palestras do Sebrae. Filha do também palestrante catalano, de renome internacional, Rogério Mesquita, 43, a ‘aprendiz de empreendedor’ é incentivada em casa a este desabrochar de talentos. Levada pelas mãos de Rogério ao evento, Pietra participou de desafios rápidos, lançou ideias que num breve futuro, colherá
Rogério Mesquita e Pietra M. Marra
            “O Sebrae abriu a oportunidade de trazer minha filha para vivenciar essa experiência, ouvindo grandes nomes de inovação e empreendedorismo. Sou muito grato por isso e, mais ainda, por compartilhar do pensamento que o futuro está no empreendedorismo, pois a dignidade humana é fruto do labor e de oportunidades”, apontou corretamente Rogério, naquele momento o ‘pai mais feliz de todos”, ao lado de sua filha que já avista boas-novas no horizonte empreendedor.
A pequena menina vende tuppeware e fabrica slimes em casa para sua clientela (brinquedo em formato de massa gelatinosa”), numa produção de 100 unidades ao mês. “É fruto de uma educação empreendedora, na qual o Sebrae somou positivamente. Acredito que, não somente a Pietra, mas muitos sentiram um despertar para algo novo, dentro da empresa na qual trabalham, como intraempreendedores, servindo melhor aos seus negócios, ou fora delas, levando seus anseios mais além”, reforçou Rogério Mesquita, concordando que ninguém saiu do Circuito ontem com o mesmo pensamento que entrou.
Chris Taveira
Bruno Perin
É essa a máxima do empreendedorismo – trazer oportunidades, dignidade, conhecimento, confiança. O Sebrae é esse braço que chega até cada um, quer por uma palestra, por suas oficinas e cursos, quer por uma consultoria de 20 horas. Ferramentas não faltam para que todos saibam que é possível ser feliz e empreender – com ou sem dinheiro. Ficou a dica!








   









Sebrae Regional Sudeste – Catalão
Av. Raulina Fonseca Paschoal, 2.273 – Centro – Catalão
(64) 3442 9107 
Informações para a imprensa:
No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Ideorama Comunicação (Catalão): Deise Pasquarelli – (64) 98116-7276


Comentários