Sebrae injeta ânimo no município de Ouvidor


A vez dos empreendedores  em  Ouvidor
Sebrae injeta ânimo no município
O empreendedorismo formal cresce - e muito - com ações de apoio

Deise Pasquarelli

O Sebrae de Ouvidor foi recebido na localidade pela secretaria municipal de indústria e comércio, representada pelo Sr. Eurípedes Benedito, que inclusive abriga a Sala do Empreendedor no mesmo espaço.
Desde janeiro de 2018,  a agência tem à frente o AD - Agente de Desenvolvimento de Projetos, Celiomar Tiago de Freitas, que foi certificado como AD nível intermediário, em março passado, pelo curso de capacitação em Goiânia.
Com satisfação, Celiomar relata o atendimento de até 10 pessoas, em média, por semana, para os serviços de abertura de MEI - Microempreendedor Individual, impressões de guias, entre outros.

Ações imediatas do Sebrae

Cerca de  50 aberturas de empresas individuais foram registradas a partir de março de 2018. A Sala do Empreendedor do Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em Ouvidor, que  existe desde setembro de 2017, num evento recente -  "A Semana do MEI", recebeu duas oficinas SEI - Sebrae Microempreendedor Individual .
SEI Comprar, em 15 de maio e SEI Vender, dia 17. Estão programas para setembro, outubro e novembro,, as oficinas SEI Administrar meu Dinheiro, além da Semana da Gestão Empresarial, com o curso Plano de Negócios.
O segundo semestre deste ano está repleto de oportunidades para os empreendedores de Ouvidor aprimorarem seus conhecimentos em gestão e receberem o suporte das consultorias do Sebrae, inclusive as customizadas, com vinte horas entre atendimento e planejamento.
De outras formas, a secretaria municipal e o AD Celiomar estão sempre prontos a dar suporte para os empresários de Ouvidor, que mesmo sem compromisso com o Sebrae, visitam a Sala do Empreendedor para tirar dúvidas e obter esclarecimentos. Podem também solicitar a visita do agente em seus negócios.

Quem é o AD de Ouvidor?

Formando do curso de Psicologia do Cesuc - Centro de Ensino Superior de Catalão em 2018 e de pós-graduação em 2019 no Pitágoras em Uberlândia, é muito experiente nas áreas sociais do município. Vale ressaltar que, sendo este o segundo ano de ações da Sala do Empreendedor num total de 6 meses de existência, a visão de futuro que Celiomar tem do panorama empresarial é a de aproximar mais o Sebrae dos MEI e principalmente dos empreendedores informais, com a pretensão de trazê-los para a legalidade.
Disseminar o apoio da entidade para as pequenas empresas e também às de médio porte, o AD planeja oferecer a presença do Sebrae para as grandes empresas do município, como a CMOC  International  Brasil, do ramo de mineração, a Sakura Nakaya Alimentos e a Cerâmica Paraíso. Tudo com apoio participativo da Regional Sudeste, situada em Catalão.
O ingresso ao micro empreendedorismo - No detalhe, Celiomar explica a dinâmica de inclusão do empreendedor informal no programa que vai transformá-lo em representação jurídica.

A prospecção funciona assim

Após receber o cidadão na Sala e registrá-lo no sistema do portal do Empreendedor, ele é encaminhado à coletoria da prefeitura de Ouvidor para o requerimento do Alvará de Funcionamento, documento obrigatório para qualquer pessoa jurídica constituída nos municípios brasileiros.
Lá, ainda na prefeitura, feita a análise da atividade principal da empresa, o titular será encaminhado para outros órgãos de que necessite licenciamento prévio. Celiomar destaca a real importância da Sala do Empreendedor do Sebrae para o âmbito de formalização de atividades e os negócios da cidade.
Ocasionalmente, a prefeitura de Ouvidor ajudou a criar o ambiente ideal para prospecção de empreendedores , instituindo a "Feirinha" -  às quartas-feiras. Um evento que começa quase no término do período vespertino e que reúne produtores rurais, fabricantes de artesanato, doces caseiros, compotas artesanais, queijos e  alimentos prontos, além de conservas em geral. Todos atuam pelo MCP - Movimento Camponês Popular, no município, privilegiando os produtores artesanais.
Organizado pela prefeitura, com o fornecimento de tendas, banheiros químicos e toda a estrutura restante necessária, o momento semanal tornou-se, na visão de Celiomar, a Feira de Fomento aos negócios da cidade. Acontecem muitas transações comerciais, geram muita renda para os envolvidos e mantém viva a economia de Ouvidor, trazendo á conhecimento, a importância de tornar-se MEI.

Sala do Empreendedor em Ouvidor
Desempenho nos primeiros 6 meses
Avenida Antônio Torquato s/n, Centro, antiga Escola Ediene
Informações: 64 3478 1585


Comentários